Perfil

Minha foto
Sou Sonia Novaes,Artista Plástica. Gosto de fotografar a natureza,os pássaros,o cotidiano. Gosto de poesias,escrevo alguns contos das viagens que faço e adoro culinária. Adoro fazer novas amizades e tenho muito carinho,por todos que conheço. Trabalho com artesanatos,cerâmica,patch sem agulha e tear manual. Confecciono colares e brincos de fuxicos. Certas palavras podem dizer muitas coisas; Certos olhares podem valer mais do que mil palavras; Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora; Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho; Certos toques parecem estremecer todo nosso coração; Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais, Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre: Vinicius de Moraes
"O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração" Antonie de Saint-Exupéry

terça-feira, 19 de abril de 2011

Lembranças de infância

Entrei no blog do Paulo Romero...http://urucueabelhasnativas.blogspot.com/,bem interessante,como ele cria abelhas,e ao olhar aquelas lindezas,lembrei de um fato engraçado que aconteceu comigo quando eu era criança.
Morávamos numa chácara linda,que tinha um pomar maravilhoso,na pequena cidade de Maripá(SP),nosso pomar era o que mais fazia sucesso,porque tínhamos frutas variadas e raras.
Tínhamos um empregado que ficou muitos anos conosco,nos viu nascer e crescer,meus pais cuidaram dele até ele falecer em 1980.
Era o nosso queridinho,quando ele via uma caixa de marimbondo nas laranjeiras,ele tirava de uma maneira um tanto bizarra,ms era o costume na época,colocar palha de milho na ponta de um bambu,colocar fogo para espantar os marimbondos,eles saiam apavorados,depois que fugiam o Sr.Jeso,abria aquela delicia e nós crianças,adorávamos "chupar" o melzinho,lembro com saudades dessa época.
Um dia meu irmão e eu achamos uma caixa dessa,mas no pé de chuchu,que ficava na cerca de madeira da nossa horta.Resolvemos então,fazer a coisa à nosso modo...rss..
Planejamos tudo bem bonitinho:enquanto meu irmão distraia a cozinheira eu peguei a cx de fósforo que estava na despensa,meu irmão foi ao banheiro e pegou o litro de álcool.Passamos pelo paiol e pagamos as palhas,nossa nosso bambu ficou uma belezura,até parecia uma vassourinha de palha.
Fizemos tudo escondido de minha mãe.
Depois de tudo pronto,fomos lá para o pé de chuchu,a cx era enorme,só ficávamos pensando o quanto de mel teria lá dentro.
Era mês de agosto,tempo seco e ventava muito.O dia estava lindo,um sol a pino...Fizemos tudo direitinho,como víamos o empregado fazer...pegou fogo que era uma beleza.Meu irmão se aproximou da cx e colocou a chama perto.Só que ao invés do fogo pegar na cx de marimbondos,pegou no pé de chuchu que estava seco e começou a pegar fogo na cerca também.Foi um Deus nos acuda...kkk...o fogo se alastrou rapidamente porque ventava muito.
Na pressa,deixamos tudo lá,alcool,bambu...e fosfóro...corremos e subimos na mangueira.E a cerca era perto da garagem que tb era de madeira,quando minha mãe chegou na porta da cozinha e viu o fogo se aproximando,começou a gritar.Vieram os empregados,os vizinhos e todo mundo tentando apagar o fogo.E eu e meu irmão,começamos a chorar,porque minha mãe passou mal,pois estava no oitavo mês de gestação..foi um horror.
Depois que apagaram o fogo,começaram a procurar onde havia começado o fogo...quando minha mãe,viu os apetrechos,largados lá...não deu outra:foram as crianças...mas cadê eles?
Meu Deus do céu,começou então outra caçada...a nossa....rss...
E minha mãe sabia onde escondíamos quando fazíamos arte...rss..mangueira....
Coitado do empregado,minha mãe fez ele nos pegar...ele puxou-nos pela perna..eu era a que mais gritava...
Foi a primeira e última vez que minha mãe me bateu,pois ela era muito bondosa e meu pai também.
Até hoje eu lembro,ela bateu com uma varinha de marmelo...mas a surra foi bem merecida...quase colocamos fogo na casa,na época eu tinha sete anos e meu irmão cinco.
Toda vez que vejo uma cx de marimbondos,lembro da aventura...
E lembro daquela coisa deliciosa,escorrendo pelos braços e pernas,pois ficávamos todos lambuzados de mel...que delícia...tempos bons.

6 comentários:

  1. ISSO É O QUE EU CHAMO É DE UMA BELA "ARTE"..IMAGINE O NERVOSO QUE SUA MÃE DEVE TER PASSADO.......QDO CRIANÇAS SOMOS TÃO INOCENTES...AMIGA VOLTEI,VC ACREDITA QUE CONVERSANDO COM MHA.FILHA PELO SKIPE FALEI PELA ENEZIMA VEZ DO CABO DA MHA MÁQUINA FOTOGRAFICA,E COMO ESTAVA FICANDO NERVOSA,POR NÃO ACHAREM O CABO,E EU NÃO PODER POSTAR MHAS FOTOS,ELA VIRA E FALA MAS MÃE COMPRA UM PENDRIVE E COLOCA NO PC!!!!!!ACREDITA QUE EU NESSA AGONIA E NINGUEM ......ME EXPLICA UMA COISA QUE PARA ELES É ELEMENTAR....EU DO ALTO DOS MEUS 60 ANOS POR MAIS QUE TENTE ME ATUALIZAR SEMPRE TEM COISA NOVA PARA APRENDER.....OBRIGADA POR LEVAR MEUS PEDIDOS A NOSSA SENHORA E MAIS UMA VEZ FELIZ PÁSCOA.......BJJJSSS

    ResponderExcluir
  2. Mara
    Eu tb sinto algumas dificuldades com o PC,embora em casa tenho dois filhos que são craques,mas casa de ferreiro,já viu,né?rsss..
    Vou fuçando aqui e ali,mas ainda sinto muita dificuldade.
    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  3. Viajei com você !
    Um beijo e tenha uma feliz Semana Santa.
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Vera lucia

    As lembranças da infância são bem nostálgicas...tempo que nunca mais voltará...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga Sônia,

    adorei a postagem,pois sou apaixonado pelas coisas simples,como as brincadeiras de criança...

    Sou um típico homem do campo,embora more na capital,adoro as coisas do interior.

    As abelhas que eu crio e luto para preservar,são abelhas nativas(sem ferrão).

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  6. Paulo

    Não tem lugar melhor para morar do que no campo,no meio da natureza.
    Abços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...